Por quê profissionais de enfermagem usam meias de compressão?

quinta-feira, 28 de janeiro de 2021 21:39:55 America/Sao_Paulo

Que tipo de meias de compressão os profissionais de enfermagem devem usar?

Para uma enfermeira, usar meias de compressão ou com arcos de compressão é uma obrigação. Se eu soubesse desse fato quando iniciei na carreira, não teria desenvolvido varizes e inchaço nas pernas naquela época. Agora, sinto que apenas desperdicei meu dinheiro em meias caras que não me ajudaram a atingir meu objetivo de evitar esses problemas.

O segredo está na escolha do tipo certo de meia, pois isso determina a efetividade destas meias preventivas. Esta é a razão pela qual escrevi este artigo: fornecer informações suficientes e um alerta sobre que tipo de meias de compressão o profissional de enfermagem deve investir.

Por que todo profissional de enfermagem deve usar meias de compressão?

A natureza do seu trabalho exige que os profissionais de enfermagem usem meias de compressão. Aqui estão três motivos:

1. As meias de compressão evitam o inchaço nas pernas.

Devido às longas horas de pé, as meias comuns não são suficientes para prevenir problemas nas pernas e pés, dos quais os enfermeiros e técnicos costumam reclamar. Assim, as meias de compressão são recomendadas por apresentarem o recurso que ajuda o enfermeiro a prevenir o inchaço nas pernas ocasionado pela natureza de seu trabalho. Um estudo conduzido por Johann Winiger, Hugo Partsch MD e Bertrand Lun revela que as meias de compressão até a panturrilha são capazes de reduzir, se não prevenir totalmente o edema ou inchaço. O estudo foi realizado com meias de compressão com faixa de pressão entre 11-21 mmHg. Portanto, ao comprar meias de compressão, preste muita atenção à sua faixa de pressão.

2. As meias de compressão evitam a formação de veias varicosas

É normal que o líquido flua para baixo. Isso é uma verdade para o corpo humano; o sangue flui para baixo e para as extremidades inferiores se a pessoa estiver de pé. Por essa razão, a pressão nas veias aumenta nas extremidades inferiores, fazendo com que as veias aumentem de tamanho e até mesmo tenham uma aparência retorcida. Permanecer em pé por tempo prolongado, conforme exigido pelo trabalho de profissionais de saúde, produz varizes se não for evitado ou tratado no estágio inicial de formação. Portanto, é importante usar meias de compressão para promover a circulação sanguínea, de modo que o sangue não fique muito tempo nas veias e faça com que estas aumentem.

3. As meias de compressão reduzem a fadiga.

Imagine-se em pé, caminhando ou correndo por quase 5 horas durante o seu turno. Essas atividades podem fazer sua perna sentir fadiga e, ao final do turno, você só vai querer ficar sentado por um longo período. Acrescente a isso a dor causada pelo cansaço  que pode durar um certo tempo.

Com a faixa de pressão das meias de compressão, a circulação sanguínea corre das pernas para as outras partes do corpo. Se isso acontecer, a fadiga nas pernas é reduzida, deixando você confortável durante seu turno e reduzindo o cansaço causado pelas atividades cansativas.

Como escolher as meias certas?

Material

Como você usará as meias de compressão durante todo o turno, você deve escolher o material com o qual sua pele se sente confortável durante toda a duração. Bem, a escolha depende das preferências individuais. Alguns preferem fibra elástica ou borracha, enquanto outros gostam de algodão, poliéster ou spandex. Alguns gostam do algodão porque absorve o suor, enquanto outros o odeiam porque absorve umidade e é esponjoso.

Alguns recomendam meias de compressão feitas de materiais sintéticos, pois geralmente têm propriedades anti-odor. Mas seja qual for o material que você escolher, certifique-se de que está disposto a aguentar até o final do seu turno. Outra coisa a se considerar talvez seja a durabilidade do material. Vale a pena obter  qualidade pelo dinheiro gasto. Porém, você deve se lembrar de uma coisa: não comprometa o material por qualquer motivo, seja o preço ou o design.

Nível de compressão

As meias de compressão são medidas por sua faixa de pressão chamada de nível de compressão medido em milímetros de mercúrio (mmHg).

Ao escolher o nível de compressão, você deve considerar a natureza do seu trabalho ou qualquer condição médica subjacente para que possa escolher o nível que pode resolver o seu problema.

 Alguns dos níveis de compressão são os seguintes:

  • 8-15 mmHg (meias de compressão suave)
  • 15-20 mmHg (meias de compressão moderada)
  • 20-30 mmHg (meias de compressão firmes)
  • 30 mmHg + (meias de compressão extra firmes)

A faixa de compressão recomendada para profissionais de enfermagem  é entre 15-20 mmHg.

Conforme comprovado pelo estudo realizado por Partsch em empresas, essa faixa de pressão ajuda a reduzir, senão a erradicar totalmente o edema. Portanto, escolha essa faixa de pressão e veja a diferença que ela faz.

Tamanho

Meias confortáveis ​​significam: sensação de conforto. É por isso que você deve ser muito preciso em suas medições para obter o tamanho certo que se adapta a você. Se você estiver em dúvida, deve começar a pedir o tamanho (altura)  menor. Isso pode ser esticado quando usado, ao contrário de tamanhos maiores que são difíceis de ajustar. É melhor alongar do que remediar pontas soltas.

É importante considerar que os tamanhos das meias de compressão variam em diferentes marcas. Portanto, verifique os tamanhos fornecidos pela marca escolhida antes de decidir. Um bom exemplo são as meias de compressão Meias Elite, onde tamanhos específicos são fornecidos. Ao verificar esses tamanhos, você é bem orientado na escolha daquela que melhor se adapta a você e elimina possíveis erros de escolha de tamanhos imprecisos.

Altura

Ao considerar a altura das meias, é recomendável que você identifique o ponto em que sente dor. Em seguida, meça a altura começando dos pés até o ponto dolorido, usando uma fita métrica ou qualquer outro instrumento de medição. Isso o guiará em relação ao comprimento das meias de compressão que você deve comprar.

Com base no estudo de Partsch, as compressões até a panturrilha são boas porque previnem o edema. No entanto, a escolha ainda é sua se quer ou não comprar meias na altura da panturrilha, na altura do joelho ou mesmo canelas. O que é importante é que você proteja seus pés e pernas enquanto aborda o problema que possivelmente causou dor em seu corpo. A principal prioridade é diminuir outros problemas causados ​​pelo trabalho excessivo de pés e pernas.

Padrão bonito

Uma hesitação em usar meias de compressão é o padrão, design ou estilo. Profissionais mais elegantes, podem não querer usar apenas as meias disponíveis no mercado. Os mais meticulosos escolhem o estilo, a cor e o design que combinam com seus trajes. Alguns até preferem meias de compressão extravagantes apenas para expressar seu senso de moda. Hoje em dia, existem muitos fabricantes de meias compressoras que produzem designs e estilos diferentes para atender às necessidades de moda do profissional de saúde. Sim, a saúde pode ser importante, mas a moda também.

As Meias Elite por exemplo oferecem opções bem coloridas, divertidas ou com exemplos que remetem à atualidade em temas que mostram as paixões do brasileiro.

Quanto ao design a escolher, sua preferência desempenha um papel importante. Além disso, há uma grande possibilidade de você não usar o que não lhe agrada no trabalho, pois há uma tendência de que sua roupa atrapalhe seu desempenho.

Espessura

A espessura das meias de compressão afeta o conforto e o desempenho. Portanto, certifique-se de que suas meias de compressão não o impeçam de fazer seu trabalho com facilidade. Algumas pessoas preferem designs mais encorpados com acolchoamento extra no calcanhar. Se você sentir desconforto nesta área, esta pode ser uma excelente escolha.

Isso também é recomendado se você propensão à bolhas, pois a espessura do tecido pode proteger sua pele. Por outro lado, outros gostam de meias finas porque são mais leves e dão uma sensação de respirar melhor a pele. Escolha este tipo se seus pés não tiverem bolhas e outros problemas. Isso pode fazer você se sentir leve e se mover facilmente. Além disso, considere seu tipo de trabalho. Se exige movimentos rápidos como o pronto atendimento, recomenda-se meias mais finas.

As melhores meias de compressão disponíveis no mercado

Meias com arco de compressão Meias Elite.

Do material, nível de compressão, tamanho, altura, estilo e espessura, nossas meias podem ser um forte aliado combater os efeitos do cansativo trabalho diário.

Nossas meias também são adequados para outas atividades de alta intensidade e não somente para a rotina de trabalho. Você pode usá-los em qualquer lugar onde haja uma intensa atividade física, como corrida, caminhada e assim por diante. Falando em conforto, você pode usar nossas meias todos os dias, pois são muito confortáveis ​​em termos de espessura.

Eles fazem as pessoas sorrirem

A enfermagem é uma profissão que oferece muito cuidado e empatia. Estes profissionais colocam muito esforço emocional no tratamento de seus pacientes porque sabem que a gentileza e o carinho podem ajudar a melhorar sua experiência. 

Embora as meias de compressão que aumentam a circulação certamente ofereçam benefícios físicos poderosos para os enfermeiros, as meias divertidas também servem a outro propósito muito importante: fazem as pessoas sorrir!

Enquanto os estilos anteriores de meias de compressão eram básicos e - ousamos dizer? - chato, hoje em dia existem tantas cores incríveis, estampas e padrões de meias de compressão fofas! Quando um paciente vê um padrão rosa vivo saindo de baixo do uniforme de uma enfermeira, é um início de conversa instantâneo, bem como uma distração bem-vinda de qualquer teste ou procedimento que esteja esperando.

A profissão de enfermagem requer muita interação humana. Estas equipes estão constantemente trabalhando em conjunto com os pacientes, suas famílias e colegas para melhorar vidas, salvar vidas e consolar aqueles que perderam vidas também.

Eles se esforçam para fazer o que podem para ajudar a tornar o dia das pessoas um pouco mais fácil. 

Se calçar um par de meias descoladas pela manhã pode ser o suficiente para alegrar o dia de um paciente, acredite: um enfermeiro fará isso!

Pés felizes

As equipes de enfemragem trabalham em longos turnos, correndo de leito em leito por horas a fio. Esses profissionais dedicam toda a sua carreira à criação de um ambiente de saúde acolhedor e atencioso para seus pacientes, por isso é igualmente importante que eles reservem um tempo para cuidar de si mesmos. 

Felizmente, as meias personalizadas são capazes de oferecer a quantidade certa de alívio para os pés cansados ​​e doloridos, dando-lhes o impulso de que precisam para continuar fazendo o que amam.