Dia do Futebol Americano no Brasil

segunda-feira, 25 de outubro de 2021 16:15:14 America/Sao_Paulo

No dia 25 de outubro comemora-se no Brasil o dia Nacional do Futebol Americano ,essa data faz referência ao primeiro jogo de futebol americano realizado no Brasil com a utilização total dos equipamentos de proteção.

Esse jogo histórico aconteceu nesse dia entre as equipes do Curitiba Brown Spiders e Barigui Crocodiles (atual Coritiba Crocodiles).

 Acompanhe abaixo a transcrição na integra do parecer que foi lida pelo Deputado Diego Garcia.

 “Projeto de lei que examinandos nesta oportunidade de autoria dos deputados Júlio Cesar Ribeiro e Greyce Elias propõe a instituição do dia nacional do futebol americano.  A ser comemorado anualmente em vinte e cinco de outubro o artigo quarto parágrafo segundo da lei número LEI Nº 9.615, DE 24 DE MARÇO DE 1998 conhecida como lei Pelé, determina que a organização desportiva do país fundado na liberdade de associação.

   Integra o patrimônio cultural brasileiro e é considerado de elevado interesse social inclusive para os fins do disposto nos incisos um e três do artigo quinto da lei complementar.

    No setenta e cinco de vinte de maio de mil nossas noventa e três, com a inclusão deste artigo na legislação que estabelece normas gerais para o desporto, o legislador compreendeu que a prática a prática esportiva no nosso país é uma forma de expressão cultural que faz parte da nossa experiência e da identidade do nosso povo, são inúmeras as modalidades esportivas praticadas no brasil algumas delas já consagradas e outras tantas conquistando aos poucos o gosto dos brasileiros como é o caso do futebol americano.

    Nos termos da legislação em vigor tanto cultural quanto esportiva, todas elas merecem o estímulo e atenção do poder público conforme nos esclarecem os nobres autores da iniciativa que hora analisamos.

    O futebol americano é a modalidade esportiva mais popular nos Estados Unidos. Surgido naqueles naquele país em meados do século dezenove o esporte é uma mistura adaptada ao gosto norte americano de dois jogos ingleses, Rúgbi e futebol a disputa com onze jogadores de cada lado envolve além de força bruta, velocidade capacidade tática, pensamento rápido e agilidade.

    No brasil o esporte tem se desenvolvido com notável velocidade conquistando um número cada vez maior de praticantes e torcedores, o primeiro contato dos brasileiros com o futebol americano foi por meio de uma partida transmitida pela tv tupi em 1969 a audiência foi muito pequena e o esporte só voltou a entrar na programação nacional nos anos 1980 na rede bandeirantes.

Em 1992 a ESPN canal de televisão fechada passou a transmitir jogos da NFL, segundo dados do ibope divulgados pela ESPN, no ano de 2016 a final da NFL conhecida como o super bowl teve a significativa audiência de 62% dos televisores ligados no horário do evento, foi a partir da divulgação do esporte pela tv que surgiram as primeiras equipes brasileiras os primeiros campeonatos os primeiros torcedores.

A modalidade hoje organizada pela CBFA (Confederação brasileira de futebol americano) que estabelece as regras para ligas e equipes nacionais, em 25 de outubro de 2008 dois times paranaenses o “Brown Spiders” e o “Barigui e Crocodiles” hoje o Coritiba, fizeram história quando jogaram a primeira partida brasileira com equipamentos completos (ombreiras e capacetes) essa equipagem de proteção era importada e cara, por isso durante os primeiros anos do futebol americano no brasil os jogadores não utilizavam

    A partida com os jogadores devidamente paramentados tornou seu marco na evolução do esporte no país e serviu de inspiração para outras equipes nacionais assim a data escolhida para a homenagem nos parece justa e oportuna, ressaltamos que a data anual de 25 de outubro para celebrar o futebol americano foi também acolhida pelos setores previamente consultados pelos autores da proposta e cumprimento à exigência prevista no artigo segundo e no artigo quarto da lei número 12345/2010 que fixa que o critério para a instituição de datas comemorativas.

    No dia 26 de junho de 2019 a requerimento dos deputados Júlio César Ribeiro e Greyce Elias a comissão de esporte desta casa realizou audiência pública para discutir a criação de uma data comemorativa para a modalidade em âmbito nacional.

    Entre os participantes dessa audiência que concordaram todos com a relevância da instituição da data para o desenvolvimento do futebol americano no país, estavam atletas como Durval Queiroz Neto o Duzão do Miami Dolphins primeiro brasileiro a chegar a NFL, o presidente da confederação brasileira de futebol americano CBFA Ítalo Mignoni, o comentarista de canais ESPN Antony Curti, presidentes e vice presidentes das federações de Minas Gerais, São Paulo e centro oeste. Assim frente ao exposto somos pela aprovação do projeto de lei Projeto de Lei 5.071/2019.”

Abaixo você consegue acompanhar como foi a aprovação da lei pela comissão da cultura da câmara dos deputados

Veja o vídeo da audiência na íntegra:

E para comemorar esse dia como de costume nos acabamos de lançar uma meia divertida com a personalização exclusiva do uniforme da seleção brasileira de futebool americano.

Meias personalizadas com estamapa de bola de futebol americano: