A Meia e o Natal

segunda-feira, 8 de novembro de 2021 15:11:38 America/Sao_Paulo

O Natal é uma data cheia de símbolos, magia e emoção. Por isso, vários são os ícones e lendas que representam o dia 25 de dezembro como os presentes, árvore de Natal, enfeites, músicas, rezas, rituais e os enfeites natalinos.

O homem criou através da história diversas imagens que ligam a data com a troca de presentes e uma das mais significativas é a Meia de Natal. 

Fofa, super característica e cheia de detalhes, a meia de Natal existe em diferentes modelos, vendidos prontos em lojas de decoração natalina ou criados com trabalhos manuais simples e personalizados.

Em casa, por todos os ambientes, ou em estabelecimentos comerciais, a meia de Natal deixa os cantinhos graciosos e com um toque exclusivo, sempre de forma discreta e delicada.

Pensando nisso, Meias Elite preparou um artigo dedicado às Meias de Natal e suas diversas formas de decorar. Vamos lá!

Meia de Natal: Significados

A Meia de Natal não serve apenas para decorar durante a época festiva. Ela também carrega uma simbologia especial e alguns significados. O mais divulgado e popular está ligado com a atração de prosperidade, riqueza e boa sorte, crenças surgidas de um conto bastante antigo.

Segundo a história da meia de Natal, três garotas pobres passavam por necessidades e não tinham como arcar com seus dotes, exigidos na época quando se pretendia casar.

São Nicolau (Santa Claus ou simplesmente Papai Noel) então percebeu a situação e, pela chaminé da casa, depositou moedas de ouro em cada uma das meias das meninas enquanto secavam na lareira. Qual não foi a surpresa delas em ver este “presente” em suas meias na manhã de Natal!

Geralmente as crianças vão correndo até as Meias de Natal ou olham debaixo da árvore na manhã do dia 25, pois sabem que lá estarão os presentes deixados por Papai Noel.

Atualmente, a meia de Natal decorativa existe em modelos feitos de tecido, principalmente feltro, lã e algodão. Mas também podem ser meias simples, basta usar a criatividade.

Suas estampas normalmente são feitas com sobreposição de bonecos de Papai Noel, rena e/ou boneco de neve como costume na América do Norte, pintados com tinta especial ou costurados em alto relevo.

Meia Personalizadas de Natal 

Uma das características da meia de Natal é sua versatilidade, não apenas ornamental, mas também pelo fato de permitir ser criada com métodos de “faça você mesmo”, detalhe que dá à peça um toque artesanal, original e personalizado.

Decoração com Meias de Natal

A Meia de Natal é um adorno super charmoso para ambientes como sala de estar e jantar, quartos e hall de entrada. Para tal, a dica é colocar o enfeite em portas, paredes, laterais de lareiras ou, ainda, formar uma composição com meias de Natal pequenas formando uma guirlanda. Veja que nascerá um enfeite encantador!

Você também pode usar Meias Elite para compor sua decoração de Natal divertida. Pode dar um ar despojado e alegre em escritórios, seu home office e em áreas comuns. Use sua criatividade!